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Comércio Eletrônico

O que é comércio eletrônico?

E-Commerce provém de “Electronic Commerce”, que em português significa “Comércio Eletrônico” - termo usado para identificar um sistema comercial montado por uma empresa para atender aos seus clientes através da internet.

Tudo o que você precisa para ser bem sucedido em Comércio Eletrônico é preparar-se e planejar cuidadosamente seu negócio.

Isso significa:

  • Escolher um bom nicho entre as oportunidades de negócios existentes na internet hoje
  • Montar um plano estratégico para seu negócio;
  • Montar uma Loja Virtual que seja atraente e eficaz em transformar os seus visitantes em clientes;
  • Divulgar sua loja na internet por meio dos conhecidos sites de busca;
  • Estabelecer relacionamento duradouro e gerador de vendas através de e-mail Marketing (Mala Direta) e Newsletter (informativo) com clientes.

O comércio pela internet já se consagrou como um canal alternativo de vendas, caracterizado pela facilidade e conveniência da compra. É também uma forma barata de aumentar a exposição da sua marca e suas vendas. Em alguns casos, pode ser o único canal de vendas, como na Amazon.com e no Submarino.

No Brasil, o processo de conhecimento e credibilidade do Comércio Eletrônico amplia à medida que se divulgam boas experiências de compra. Hoje são mais de 4,7 milhões de e-consumidores, com tíquete médio de compra de aproximadamente R$ 250,00 registrado em 2005.

As principais preocupações dos consumidores são quanto a prazos de entrega e segurança das transações pela internet; em contrapartida, as vantagens mais citadas são comodidade, agilidade e facilidade nas pesquisas de preços e comparação de produtos.

COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL (Fonte: 13ª Edição – Web Shoppers, E-Bit)

2005 – faturamento de R$ 2,5 bilhões (43% maior que em 2004)
2006 – faturamento esperado de R$ 3,9 bilhões

O que é uma loja virtual?

Imagine uma loja convencional, como as de rua ou de shopping, só que esta funciona “virtualmente” na internet, acessível pelo seu computador, de qualquer parte do mundo. Uma loja virtual nos permite comercializar produtos e serviços pela internet de maneira prática e rápida com catálogo de produtos diversos, capacidade para cadastro de clientes, cálculo de frete para envio e controle de pagamentos on-line. É ideal para empresas e profissionais que desejam realizar vendas diretamente pela internet, apresentando seus produtos e serviços de forma completa, clara e objetiva, possibilitando aos visitantes do site maior agilidade na aquisição dos mesmos.

Benefícios:

  • Serviços totalmente integrados;
  • Diversas formas de pagamento on-line disponíveis para seus clientes;
  • Acompanhamento integral da compra;
  • Emissão de cupons de desconto para um determinado cliente, grupo de clientes ou produtos;
  • Sistema de entrega SEDEX (ECT) já integrado, facilitando a vida na entrega dos seus produtos.

O que preciso para ter uma loja virtual?

Antes de ser virtual, sua empresa precisa ser real. O procedimento é padrão para qualquer empresa.

  • Escolha de um nome;
  • Escolha de um segmento de atuação;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Obtenção de um CNPJ e Inscrição Estadual

Quais os meios de pagamento disponíveis?

Seus produtos e/ou serviços poderão ser comercializados através de*:

  • Boleto Bancário via Internet;
  • Visanet (Cartões Visa);
  • Redecard (Cartões Mastercard e Diners);
  • American Express (Cartões American Express);
  • Itaú Shopline;
  • Pagamento Fácil Bradesco;
  • Finasa On-line;
  • ABN-Amro Financiamentos;
  • BB Office Banking do Banco do Brasil;
  • PagSeguro UOL;
  • Unibanco CliquePague

*Necessário possuir contrato de uso de serviço, ou ser filiado junto à instituição financeira ou operadora de cartões de crédito.

Como contratar os pagamentos on-line?

Boleto Bancário via Internet: Entre em contato com o seu gerente bancário e solicite a cobrança por boleto sem registro.

Visanet (Cartões Visa): Mesmo que o estabelecimento já possua contrato firmado com a Visanet, ele deverá assinar um novo contrato, exclusivo para o Comércio Eletrônico Seguro Visa. Para afiliar-se preencha a proposta de visita de representante em https://www.visanetonline.com.br/Vol/AfiliacaoECommerceLst00.asp , lendo atentamente todo conteúdo.
Aguarde a visita do representante VisaNet.

Redecard (Cartões Mastercard e Diners): Acesse, diretamente no site Redecard, a proposta de afiliação correspondente a seu status atual:
Clientes já afiliados: http://www.redecard.com.br/komerci/credenciese_komerci_form.asp
Novos Clientes: http://www.redecard.com.br/komerci/credenciese_v20_form.asp
Aguarde a visita do representante RedeCard.

American Express (Cartões American Express): Preencha a proposta de afiliação no endereço: https://home3.americanexpress.com/br/merchant/secure_ss/wth_learn/apply.asp

Itaú Shopline: Entre em contato com o gerente Itaú responsável pela conta corrente de sua empresa. Solicite o cadastramento de sua conta corrente pessoa jurídica na cobrança eletrônica Itaú Shopline (preencher/assinar contrato).

Pagamento Fácil Bradesco: Acesse http://www.bradescocomercioeletronico.com.br/default.asp?pag=proposta_adesao_c.asp
Após o preenchimento e envio de sua proposta, a mesma será analisada pelo Bradesco, o qual estará entrando em contato com sua empresa.

Finasa On-line: Acesse o endereço http://www.finasa.com.br, clique em "Parceiro Comercial", escolha o seu tipo de financiamento e preencha o Cadastro.
Após o preenchimento e envio de sua proposta, a mesma será analisada pelo Banco Finasa, o qual entrará em contato com sua empresa.

ABN-Amro: Acesse o endereço http://www.aymorefinanciamentos.com.br/AFI/filiais/filial_cdc.shtml e selecione a filial desejada. Entre em contato direto com a sua filial para maiores informações sobre o seu procedimento de afiliação.

BB Office Banking do Banco do Brasil: Na agência de relacionamento da empresa, formalize convênio de arrecadação para permitir o pagamento por Débito em Conta - RCB e o convênio de cobrança para pagamento por Boleto bancário - CBR.
Deverão ser informados ao Banco do Brasil, no momento da vinculação dos convênios RCB e CBR para uso como meio de pagamento via Internet, os seguintes atributos: Valor limite de compras - esse atributo determina o valor máximo permitido por cada pagamento e URL que identificará a origem do pedido de pagamento (formato: www.lojavirtual.com.br).

PagSeguro UOL: Acesse o site http://pagseguro.uol.com.br e cadastre-se.

Unibanco Clique Pague: Entre em contato com o gerente Unibanco responsável pela conta corrente de sua empresa.

Como posso divulgar meus serviços e/ou produtos pela Internet?

A loja virtual conta com diversos recursos de marketing disponibilizados, tais como:

  • Newsletter – mala-direta (jornal, informativo) para clientes e visitantes cadastrados em sua loja;
  • Estatística dos acessos – controle total das visitas realizadas à sua loja;
  • Indique Site - para seus clientes divulgarem o seu endereço;
  • Indique Produto - para seus clientes indicarem um produto a um amigo.

Como faço para controlar minhas vendas pela Internet? O que é catálogo eletrônico?

O catálogo eletrônico é um recurso onde você pode determinar que suas vendas pela internet sejam realizadas apenas por clientes já cadastrados em sua loja. Como administrador você pode liberar ou não um cliente para ver preços e efetuar pedidos em seu catálogo eletrônico.
Através desta ferramenta, todas as informações de seus produtos e/ou serviços são armazenadas em uma única base de dados que pode ser alterada de forma rápida, sem necessidade de treinamento prévio.

Principais características do Catálogo Eletrônico:

  • Controle de estoque dos produtos cadastrados;
  • Organização do catálogo de produtos;
  • Aceitação das principais formas de pagamento do mercado;
  • Serviço de ajuda e suporte ao usuário;
  • Controle do status dos pedidos efetuados;
  • Emissão de relatórios de acompanhamento dos pedidos;
  • Manutenção do cadastro de usuários;
  • Histórico completo de vendas com relatórios;
  • Carrinho de compras;
  • Cálculo automático das despesas de envio.

Além das compras reais faturadas, você também acompanha as compras “negadas” e os motivos para que isto tenha acontecido.

A Internet é realmente um canal viável de vendas? Quais benefícios o e-commerce oferece que uma força de vendas atuante e bem treinada não possa me oferecer?

Vejamos algumas características de um comércio eletrônico:

  • A internet é um setor novo, muito abrangente e atraente;
  • A concorrência é acirrada, e a busca por um diferencial para seu serviço se torna importantíssima;
  • O conceito de fidelização de clientes é fundamental;
  • Embora o faturamento da sua loja virtual possa ser alto, é importante trabalhar os conceitos de gerenciamento de negócios.

Extraído do Guia E-commerce Locaweb.

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